Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

18 de julho de 2011

O Problema da Magia do Caos


Como sabemos, cada um dos cinco sistemas de magia possui suas vantagens e desvantagens.Analisemos sucintamente as qualidades e defeitos de cada uma para chegarmos a uma análise mais profunda do sistema octarino.


Magia Branca

Vantagens: o anjo possui um poder enorme, pois vem diretamente de Deus. Um contato direto com os anjos e com o Deus de Abraão que tem influenciado milhões no mundo inteiro, atraves de eras imemoriais, é quase inigualável. O adepto utiliza o poder do amor, da fé e da bondade para superar qualquer tipo de desafio sobre esse mundo. Enquanto dá sua vida pelos outros - por Deus, pelos anjos, pelo mundo, por todos os seres - que motivo teria esse adepto para temer a morte ou qualquer adversidade sobre esse mundo ou sobre qualquer universo?
Desvantagens: o poder não é do mago e sim de Deus. O magista é apenas um intermediário, tal qual os anjos. A magia divina é completamente dependente da figura de Deus. Isso pouco importa aos verdadeiros adeptos, pois para eles nao importa o poder; a finalidade última será sempre o amor.
Da forma que eu vejo a magia branca, é um sistema dúbio, pois os adeptos costumam ter fé em Deus somente com provas concretas de magia - aparição de anjos, milagres, curas, manifestações sobrenaturais - quando na verdade tais milagres podem ser produzidos tambem por outras fontes e outros sistemas.
Os adeptos dizem seguir apenas o amor, quando na verdade se impressionam com ilusionismos e se ajoelham com meros truques de manipulação da matéria. Nesse sentido, eu poderia levantar a questão sobre o que Deus tem realmente a oferecer. Felicidade nessa vida? Não, pois tanto o bom quanto o mau sofrem igualmente. O que muda é sua visão de mundo para encarar essas coisas. Deus não facilita as coisas para bons ou maus (apenas indiretamente pela inspiração mental). E a morte é a morte; incerta e absoluta. Mesmo inferindo que existe um paraíso lindo, nem mesmo os anjos são perfeitos, tanto que Lúcifer e Samyaza tornaram-se anjos caídos na primeira e segunda rebelião.
O ideal da perfeição é somente de Deus. Nenhum humano ou anjo pode igualar. Deus pode conceder poderes sobre a matéria ao praticante pela operação de Abramelin ou de Enoch. Pode oferecer felicidade no céu após a morte. Oferece paz no coração diante dessas certezas. Mas enquanto houver um ser sofrendo nesse mundo, o adepto sempre irá sofrer pela bênção e maldição da compaixao nesse mundo incerto.


Magia Vermelha

Os adeptos desse sistema não se deixam enganar por qualquer tipo de magia ou ilusionismo. Mesmo que um mago mostre poder de lançar bolas de fogo, de rachar o planeta ao meio, de matar milhões e revivê-los em um segundo, nada disso supera a quebra do ciclo de nascimentos e mortes.
Vantagens: o poder do magista não vem de Deus ou de qualquer potência. O poder vem diretamente do praticante, através da manipulacão do corpo e mente por intermédio da meditação. Na magia branca o adepto recebe todo seu poder de uma vez só após o contato com o anjo - e também pode perdê-lo todo de uma vez só caso tenha fraquezas no coração - mas no caso do mago vermelho, ele jamais esquece os caminhos da mente. Mesmo que atinja coisas maravilhosas na meditação e fique anos sem praticar, após retomar as meditações ele continua de onde parou. Ele desenvolve um poder consistente pouco a pouco, um desapego contínuo e entendimento profundo sobre si mesmo e o mundo. Ele olha para dentro de si e não procura Deus nas alturas.
O objetivo da magia vermelha é eliminar bem e mal; destruir o maniqueísmo, as dualidades. Destruir todas as coisas e atingir a bem-aventurança; na minha visão, um estado muito mais sublime que a bondade absoluta.
Na visão indiana também existe Deus, mas tornar-se bom é um caminho inicial, incompleto. Falta algo, que somente é concluído com a libertacao última.
Desvantagens: voce precisa abandonar todas as outras possibilidades que esse mundo oferece. Voce sacrifica a criação, todos os tipos de prazeres possíveis. Na magia branca, apesar de se exaltar a alma, ainda se tolera pequenos prazeres inofensivos do corpo, como comer coisas gostosas ou fazer pequenas atividades que agradem. Já na magia vermelha, o mundo todo é um vício, da maior a menor atividade. Nenhum tipo de prazer do corpo é permitido. Foca-se somente nos êxtases meditativos e posteriormente eles também sao abandonados.
Existem dois temas polêmicos aqui: se deve-se primeiro cultivar amor e depois abandoná-lo ou se já desde o início deve-se abandoná-lo. E também há a questao se deve-se focar nos êxtases meditativos ou abandonar corpo e mente no mesmo momento.
Depois escrevo um novo post para falar dos temas polêmicos.
De modo geral, vejo a magia vermelha como o sistema mais radical. Em geral, quanto maior o sacrifício, maior a recompensa. Quanto mais dias se leva para preparação, invoca-se uma potência mais poderosa. Quanto mais se sacrifica, mais aumenta a fé. É isso que torna o sistema vermelho o mais difícil, a meu ver: o rigor. (claro que diferentes pessoas possuem obstáculos diferentes a superar; portanto, a questão da dificuldade não é absoluta).
No entanto, apesar de o jainismo ser mais rigoroso, talvez eu simpatize ainda mais com o budismo por razões que irei explicar em outro post.


Magia Negra

Vantagens: poder, poder, poder! Na magia branca você tem muito poder, mas depende da autorização de Deus para usá-lo. Na magia vermelha deve-se atingir a iluminação antes de desenvolver poderes. Na magia verde/cinza a busca por poder deve ter correspondência com o equilíbrio natural. O sistema negro e octarino sao os únicos que permitem a livre utilização de poder conforme sua vontade. Mas enquanto a magia negra te permite um poder efetivo, essa consistência pode variar na magia octarina.
Desvantagens: é um sistema extremamente pesado, exige muito sacrifício psicológico e psíquico. Pode ter efeitos colaterais severos se a pessoa não tiver um coração duro, fechado e gelado. Pode gerar depressão, desespero, tristeza, ódio extremo, loucura ou tendências suicidas. Deve seguir com rigor uma visão de mundo fria para suportar principalmente a magia negra pura clássica.

Magia Verde/Cinza


Vantagens: a fúria da natureza. Poder imenso, mas somente quando a natureza permite. Equilíbrio com o mundo e universo.
Desvantagens: esse sistema não foca no bem-estar do magista e sim no bem-estar do cosmos. A destruição do praticante e do mundo podem ser justificáveis em busca do equilíbrio do universo. Animais comerem-se uns aos outros é o natural. A aparente crueldade pode ser justificada e não a bondade da magia branca.

Magia Octarina


Vantagens: mente aberta para a livre criação, a manipulação de mundos possíveis e realidades alternativas; tornar-se Deus.
Desvantagens: o praticante pode tornar-se relativista e completamente fora da realidade. Teoricamente seria possível substituir o mundo inteiro por fantasias, mundos, criação de potências, etc, mas na prática isso não se verifica.
A dor é real. Seria necessário um processo regulado e seriado rigoroso de magia do caos para substituir completamente as partes do mundo que não lhe agradam.

Vamos comparar a magia octarina à criação de histórias.
O autor de um livro é como um Deus, capaz de manipular e decidir o destino dos personagens e o rumo da história. Ainda assim, há momentos em que a história toma um rumo inesperado que às vezes lhe escapa e o personagem parece criar vida própria.
Na vida real existem momentos de prazer e dor. Mas nem sempre os momentos de prazer duram tanto quando a pessoa gostaria e a dor às vezes se estende demais ou não ocorre de forma que lhe agrade. Existem certos tipos de prazeres ruins e dores um pouco agradáveis.
Numa história o autor é capaz de decidir a intensidade e tipo de cada dor e prazer, por isso lhe é tão agradável. O mundo real é imprevisível, cheio de surpresas, muitas delas desagradáveis. Em grande parte do tempo o mundo fica numa mesmice e quando ocorrem coisas diferentes muitas vezes são ruins, como uma doença, uma grande dor, perda de dinheiro, etc. Numa história as coisas ruins ocorrem numa medida que agrada o autor.
O mesmo ocorre na magia do caos. Existem uma série de problemas envolvendo a criação e o maior deles é que nao se pode permanecer sonhando para sempre.
É como comparar a vida real e um mmorpg. Mesmo que voce seja um rei num jogo de mmorpg, terá que sair desse mundo para trabalhar e pagar a luz, estudar, sobreviver de alguma forma, tomar banho, comer, dormir. Você será arrancado de qualquer forma e quanto maior o prazer, o choque de ser arrancado da realidade fantástica será maior.
Na vida acumulamos muitas coisas.

Aqui vai um pensamento extremo:

A vida nada mais é do que um vício.
Qual a diferença entre a vida real e um jogo de mmorpg? Apenas o fato de um ser "real" e o outro imaginário. Fora isso, a vida é um vício, voce vai acumulando coisas, se apegando a comidas, a confortos, a prazeres e esse apego te faz sofrer mais quando terá que abandonar tudo depois.
Da forma que vejo, a magia do caos é contrária a magia vermelha, já que naquela você acumula cada vez mais coisas e na segunda você abandona.
Outro problema grave da magia do caos é a pessoa pensar que tem poder sobre tudo. É um poder aparente, pois se fosse verdade, se a pessoa tivesse poder DE FATO ela jamais sentiria tédio, vazio, tristeza, raiva. Ela sempre ficaria em paz, cheia de emoções e felicidade.
Afinal, toda manipulação do lado de fora, todo o teatro serve apenas para produzir mudanças internas. Se elas não se verificam, se a pessoa nao ficou feliz, tudo o que ocorreu lá fora foi em vão.
A magia vermelha mexe diretamente com o lado de dentro sem se ocupar do teatro.
O objetivo da magia é gerar emoções fortes ou paz intensa. Se isso não ocorre, ou o sistema nao se adequa ao praticante, ou o praticante não compreendeu a fundo o sistema ou não esta praticando da forma correta ou existe alguma barreira forte dentro dele, um escudo poderoso que o impede de ir a fundo nos sistemas. Essa barreira deve ser descoberta.
No próximo post, que escreverei em breve, falarei dos temas polêmicos da magia; das grandes questões e dilemas fundamentais, pelo menos quatro ou cinco.
Lembre-se: o ocultismo foca no poder e a religião na salvação. E fora magia negra e magia octarina, os demais não se ocupam do poder como tema central.

Mas vale ressaltar: se você é um grande criador, meu alerta sobre o problema na magia do caos não será uma barreira para impedi-lo de tornar-se um Deus...!



E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Nenhum comentário: