Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

29 de julho de 2011

Apocalipse Gnóstico de Pedro

O Apocalipse Gnóstico de Pedro, que não deve ser confundido com o Apocalipse de Pedro, é um dos textos encontrados nos códices daBiblioteca de Nag Hammadi (Códice VII). Como a grande maioria dos textos ali encontrados, ele é fortemente Gnóstico. Acredita-se que foi escrito por volta de 100-200 dC. Como o texto sobrevivente está em Copta, muito embora provavelmente tenha sido traduzido de um originalGrego, ele também é conhecido como Apocalipse Copta de Pedro.

Conteúdo

 texto leva as interpretações Gnósticas da crucificação ao extremo (assim como o Segundo tratado do grande Sete, encontrado no mesmo códice). Jesus aparece rindo e alertando contra as pessoas que se apóiam nome de um homem morto acreditando que se tornarão puras.
De acordo com o texto:
Ele que vocês viram na árvore, feliz e rindo, este é o Jesus vivo. Mas este, em cujas mãos e pés eles puseram pregos, é apenas sua carne, que é o ente substituto sendo envergonhado, o que foi criado à sua imagem. Mas olhe pra ele e pra mim.

— Supostamente Jesus narrando, Apocalipse Gnóstico de Pedro[1]

Não fica claro se o texto advoga uma cristologia adocionista ou docetista, porém baseado em paralelos literários com o Segundo tratado do grande Sete, é mais provável que seja este último.


 E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Nenhum comentário: