Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

31 de julho de 2011

Norea

Norea é uma divindade na cosmologia gnóstica. Algumas vezes ela é caracterizada como a sizígia de Adão e Eva, ou esposa de Noé, e filha de Adão e Eva. Norea é percebida no pensamento gnóstico como Sophia após a sua desgraça.

Citação original


Por um longo tempo, Norea foi conhecida pelo sumário de um livro chamado Noria no Panarion (Contra Heresias) de Epifânio de Salamis (cap. 26.1.3-9). De acordo com ele, osBorboritas identificaram Norea com Pirra, a esposa de Deucalião (um personagem grego parecido com Noé), por que nura significa "fogo" siríaco. Ela queimou a Arca de Noé três vezes, então revelou como recuperar fagulhas roubadas através de emissões sexuais. Em outro trecho, Epifânio diz que os Setianos consideram Oraia (vide abaixo) como esposa de Seth.

Textos em Nag Hammadi


Mais informação se tornou disponível desde a descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi em 1945. Em Hipóstase dos Arcontes, Norea é a filha de Eva e a irmã caçula de Seth; ambos membros da raça pura. Os Arcontes decidem então destruí-lo com um Dilúvio, mas o seu líder, o maligno Demiurgo avisa Noé para que ele construa uma arca, que Norea tenta embarcar. Noé a impede e então ela explode a arcar e a incendeia. Os Arcontes tentam estuprá-la, mas ela pede ajuda a Deus. O anjo Eleleth aparece e assusta os Arcontes antes de revelar as origens dela; ela é uma filha de Deus[1].
Outro texto de Nag Hammadi, o Pensamento de Norea (ou Ode de Norea) é um relato em primeira pessoa do clamor de Norea a Deus[2]. Já o texto Sobre a Origem do Mundo direciona o leitor a consultar o Relato de Horaia e o Primeiro Livro de Horaia, um dos quais pode ser o mesmo Pensamento de Norea mencionado por Epifanius de Salamis[3].

Nomes


Norea tem diversos nomes, incluindo Orea e Horaia, que significam "bela". Acredita-se que o nome derive de uma tradução de Naamah, um nome Hebreu que significa "agradável". O demônio Naamah é chamado de "jovem Lilith". Tanto Norea quanto Lilith clamam a Deus para evitar encontros sexuais indesejados.

Bibliografia


§  Robinson, James. The Nag Hammadi Library in English (em inglês). 3ª ed. São Francisco: Harper and Row, 1988.
§  Stroumsa, Gedaliahu A. G.. Nag Hammadi Studies 24: Another Seed: Studies in Gnostic Mythology (em inglês). [S.l.]: Leiden, 1984.


Referências


1.    Robinson, James M.. The Nag Hammadi Library, revised edition: The Hypostasis of the Archons (Trad. de Bentley Layton) (em inglês). [S.l.: s.n.], 1990.
2.    Robinson, James M.. The Nag Hammadi Library, revised edition: The Thought of Norea (Trad. de Søren Giversen e Birger A. Pearson) (em inglês). [S.l.: s.n.], 1990.
3.    Robinson, James M.. The Nag Hammadi Library, revised edition: On the Origin of the World (Trad. de Hans-Gebhard Bethge e Bentley Layton) (em inglês). [S.l.: s.n.], 1990.



E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Nenhum comentário: