Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

31 de julho de 2011

Borborismo

"Borboritas" é também um nome inválido para a família Sphaeroceridae de moscas.

De acordo com o Panarion de Epifânio de Salamis (cap. 26) e de Haereticarum Fabularum Compendium Teodoreto, os Borboritas ou Borborianos (também Codianos ou Koddians; noEgito, Fibionitas; em outros países, Barbeliotas, Barbelitas, Secundianos, Socratitas) era uma seita gnóstica libertina que, acredita-se, é descendente dos nicolaítas. A palavra "Borborita" vem do grego Βορβορος, que significa "lama". Por isso, pode ser entendida também como "Os Imundos".

Doutrina
Eles possuíam alguns livros sagrados. Um deles é o apócrifo 'O Pensamento de Norea' (a lendária esposa de Noé), o Evangelho de Eva, Livros de Seth e o Apocalipse de Adão. Além disso, eles utilizavam tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, embora não acreditassem que o Deus (Sabaoth) do Antigo Testamento fosse a divindade suprema.
Ensinavam que existiam oito céus (veja Sete céus, cada um dominado por um Arconte. No sétimo reinava Sabaoth, criador do céu e da terra, o Deus do judeus, represetado para alguns Borboritas na forma de um asno ou um porco. No oitavo céu reinava Barbēlō, a mãe de todos os viventes; o Pai de Tudo, o supremo Deus; e Cristo. Eles negavam que Cristo teria nascido de Maria ou tenha tido um corpo real (vide Docetismo); e também a ressurreição do corpo.
Após a morte, a alma humana vaga pelos Sete Céus até que obtém descanso com Barbēlō. O Homem possui uma alma em comum com plantas e animais. De acordo com Santo Agostinho, eles ensinavam que a alma era derivada (emanada) da substância de Deus e, portanto, não poderia ser poluída pelo contato com a matéria.

Sacramentalismo Sexual

Epifânio de Salamis conta que os Borboritas foram inspirados pelo Setianismo e tinham como uma característica particular nos seus rituais elementos de sacramentalismo sexual, incluíndo esfregar de mãos em líquidos corporais ( sangue menstrual e sêmen), e o consumo deles como uma variante à Eucaristia. Eles também eram acusados de extrair fetos de mulheres grávidas para consumi-los, particularmente se a mulher acidentalmente engravidou em relações sexuais relacionadas aos seus rituais.
Epifânio de Salamis alega algum conhecimento de primeira mão da seita e ter fugido de algumas mulheres gnósticas, que o repreenderam assim:
Nós não fomos capazes de salvar este jovem. Ao invés disso, o abandonamos às garras do regente!
Epifânio de Salamis depois reporta o grupo aos bispos, resultando na expulsão de cerca de 80 pessoas da cidade de Alexandria.
Como todas estas histórias sobre os Borboritas vêm de seus oponentes, não é possível saber se elas são verdadeiras ou exageradas. Stephen Gero acredita que são plausíveis e se conectam com mitos gnósticos anteriores.


É improvável que eles tenham nomeado a si próprios Borboritas, ainda que isso, seus nomes alternativos e a descrição de suas crenças revelam uma conexão com Barbēlō. Algumas escrituras gnósticas foram chamadas de "Barbeloítas" por causa de sua aparição nelas, como o Apócrifo de João e a Protenóia trimórfica. Este último parece ter passado por uma revisão Setiana. Embora similares, textos totalmente Setianos têm sua própria perspectiva particular - talvez sugerindo que alguns Setianos foram inspirados por escritos Barbeloítas. Estes tratados não mencionam nenhum ritual sexual, mas também nenhum código moral. Protenóia trimórfica descreve o divino como um ser sexual, mas sendo um tratado fortementeesotérico, deixa muito para a imaginação. Se os "Barbelo-gnósticos" fossem libertinos e estes são os seus escritos, então o relato hostil de Epifânio deve ser comparado com os elegantes escritos espirituais que eles produziram.

 E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Nenhum comentário: