Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

5 de agosto de 2011

Ofitismo

Ofitas (do grego φιανοι > φις = serpente) é um nome genérico para várias seitas gnósticas da Síria e do Egito que se desenvolveram por volta do ano 100 D.C. Estas seitas atribuiam grande importância à serpente mencionada no livro do Genesis como tentadora de Adão e Eva, considerando-a como portadora do conhecimento do Bem e do Mal e portanto como símbolo da gnose.


Fundamentos

Segundo os teólogos patrísticos como Orígenes e Ireneu, a essência do doutrina ofita é a crença de que Jeová, o Deus do Antigo Testamento, é uma divindade misantrópica da qual a humanidade deveria ser libertada. Desta forma, a serpente e outros inimigos doDemiurgo se convertem em heróis para os ofitas.
Os membros das seitas ofitas passavam por cerimônias de iniciação que incluíam símbolos de purificação, vida, espírito e fogo. O sistema completa da seita parecia combinar ainda elementos do culto à deusa egípcia Ísis, conceitos da mitologia oriental e aspectos da doutrina cristã.


Seitas ofitas

§  naassenos, do hebraico na'asch = serpente) que consideravam a serpente como o ser supremo
§  setitas, para quem Sete era o patriarca dos espíritos
§  peratas, do griego peras = penetrar
§  cainitas, que viam em Caim seu líder espiritual
§  encratitas, seita fundada por Tatiano; se distinguiam por praticar um ascetismo rigoroso e por opor-se ao matrimônio
§  valentinianos, discípulos de Valentim


E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Nenhum comentário: