Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

6 de agosto de 2011

Emanacionismo

Emanacionismo é uma idéia da cosmologia ou cosmogonia presente em alguns sistemas religiosos ou filosóficos. Emanar - do latimemanare - significa "fluir de" e, neste contexto, é o modo pelo qual todas as coisas derivam de uma Realidade Inicial ou Princípio. Todas as coisas são derivadas deste Princípio (ou de um Deus perfeito) através de passos para degraus inferiores de existência (degradação) e à cada passo os seres emanados são menos puros, menos perfeitos, menos divinos. O Emanacionismo propõe um princípio transcendente do qual tudo é derivado e, teologicamente, se contrapõe ao Criacionismo (onde o universo é criado por um Deus consciente que é distinto de sua criação) e do Materialismo (que postula que não existe uma natureza subjetiva ou ontológica por trás dos fenômenos, sendo imanente a divindade).

Principais princípios

Que as coisas complexas são criadas na natureza não está em questão pelos criacionistas (Religiões abraâmicas, por exemplo), emanacionistas, místicos do paganismo, nihilistas e ateístas. Ao invés disso, os dois princípios que estão em questão são o locus da criação e se um Absoluto consciente, cônscio de si ('Deus') é uma necessidade para a criação. Emanacionistas, como Pitágoras, Plotino e outros argumentaram que os padrões complexos encontrados na natureza são uma consequência natural da procissão desde o Absoluto (Uno, Mônade).
De acordo com o Emanacionismo de Plotino, o Absoluto, sua natureza e sua atividade devem ser apenas uma única coisa, inseparável, chamada vontade. Por sua própria natureza é inseparável também o ato de "ter vontade" e de "causar" que as coisas "sejam" ou "ocorram", desta forma mantendo o centro do sistema lógico do emanacionismo[1]. Adicionalmente, agnosis (Diade) é uma privação primordial que precisa ser corrigida antes da "Unificação" (junção ao Uno)[2].
Origens

O primeiro expoente clássico do emanacionismo foi Plotino, que propôs em sua obra '"Eneades"' (em grego: ννεάδες) que todas as coisas, fenômenos ou não, eram uma emanação do Uno (Hen). Na obra, o emanacionismo é comparado a uma difusão do Uno, de onde as trêshipóstases primárias, o Uno (Hen), o Intelecto/Vontade (Nous) e a Alma (Psiquê tou pantos)[2]. Para ele, a emanação, ou "descida da alma", é o resultado da natureza indefinida do Díade, a agnosis primordial inerente ao e dentro do Absoluto, a Divindade   .


E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com 

Nenhum comentário: