Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

22 de julho de 2008

Os Deuses do VODU

Quando chegaram na ilha com suas crenças, os negros começaram a sofrer perseguições dos brancos, para fugir disto eles , passaram a identificar seus deuses com as divindades católicas. Igualmente ocorrido com os negros brasileiros, que misturaram os ensinamentos cristãos e com sua crença e divindades, surgindo assim o que conhecemos hoje como macumba, candomblé umbanda...
Vamos ver algumas entidades do VODU Haitiano
OBATALÁ - Virgem Maria das Mercês ALEGUÁ - Almas do Purgatório JIMÁNGUAS - não tem similar no catolicismo O Grande Orixá IFÁ - não tem similar no catolicismo (Deus das coisas ocultas) ERZULIE, Deusa da fecundidade, (nasceu no Haiti) IBO-LELÉ, AGOUETARROYO, SIMBY-EN-DEUX-EAUX, BARON-SAMEDI (Deuses dos mortos e dos cemitérios, orixais favoritos da Magia Negra) LEGBÁS, Orixa das esquinas e despachos, equivalente ao Exú no Brasil HEVIOSSOS, Deus dos raios e trovões, equivalente ao XANGÔ dos Iorundas, Brasil.
No VODU da República Dominicana temos;
PAPÁ LEGBÁ MACUTÉ, similar ao Santo Antônio OGUN BALENYON, similar ao São Tiago PAPÁ PIER, São Pedro CANDELO SEDIF´, São Carlos e Candelária BELIÉ BELCAN , São Miguel RAFAELO, São Rafael FILOMENA, equivalente a santa Filomena LA VIEJA MAMBÓ, Santa Ana MAMITA MAMBÓ, Santa Ana.
Estes são apenas os principais, de um número enorme de entidades. Os nomes dos orixás sofreram forte influência do Francês e do catolicismo. Alguns orixás, nasceram no Haiti, de mártires e da fusão de entidades, mas a maioria é da África.

Nenhum comentário: