Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

18 de março de 2010

Animismo Africano

O Animismo Africano, segundo a visão de mundo religiosa africana, seria a relação cotidiana que os homens mantêm com Deus, ou deuses, e suas representações imediatas num “sistema de afunilamento”. É uma visão monoteísta na qual Deus se encontra num plano secundário, pois é representado por suas criações terrenas. Segundo Homero Homem, em Moçambique, as primeiras machambas, o negro africano, que era caçador, cultuava a presença de deus através da natureza, sua representação mais próxima de deus ao mesmo. Assim sendo, lagos, rios, árvores, o céu, a terra, o sol, o trovão, os raios, animais, todos, de acordo com a localidade, tornaram-se símbolos (como totens) de respeito, bom presságio (ou mau agouro) e adoração por serem criações divinas e, logo, representarem Deus no plano terrestre. E o próprio homem se encontraria nesse grupo de representações. Com o começo do contato desses mesmos homens com outros de tribos diferentes, e até ocidentais, e com a formação de uma sociedade, foi necessária a criação do culto a antepassados comuns a esse grupo étnico, um culto que acabaria sendo particularizado a antepassados consanguíneos, ou seja, cada família cultuaria também seus ancestrais. Quem deteria o poder de contato entre os habitantes e os seus ancestrais, que governariam o mundo dos vivos, na tentativa de predestinar caminhos a serem seguidos pela família, seria o mais velho, o idoso. E assim os mitos conduziriam as sociedades porque assim, num tempo espiritual, os ancestrais o fizeram.

Para o ocidental, a religião poderia representar certa resignação à morte, uma invenção de vida após a morte. Esse homem sente-se angustiado diante desse processo natural. Na cosmovisão africana, quando alguém morre ou retorna, isso não é sobrenatural, e sim natural. É uma prática que faz parte do comum, do prosaico. O homem tem angústia na morte, embora integrante da natureza. Obviamente, há dor na perda de um ente querido, no entanto a morte não é vista como um fim total, mas uma parte do ciclo vital.

O animismo africano não seria uma prática mágica em que os adeptos realizariam feitos fantásticos ou que creriam em coisas extraordinárias, como numa realidade fantasiosa. A visão animista africana faz parte do dia-a-dia como prática prosaica, não sendo um devaneio qualquer do indivíduo. São as implicações dos Entes Sobrenaturais na existência primordial resultantes no presente. É a terceira margem do rio sendo encontrada naturalmente. Logo, o contato entre mundo “concreto” e o mundo espiritual comungaria entre si.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



E-mail: apocalipsedosanjos@htmail.com


Nenhum comentário: