Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

4 de novembro de 2013

Mistério: Códigos pré-históricos são encontrados na Mesopotâmia

Códigos pré-históricos são encontrados na Mesopotâmia, Os cientistas estão usando tomografia computadorizada e modelagem 3D para olhar dentro de bolas de barro lacradas, muitas vezes chamadas de “envelopes” pelos pesquisadores. Apenas cerca de 150 exemplos intactos sobreviveram no mundo de hoje e que contêm, dentro deles, fichas em uma variedade de formas geométricas. Seu propósito era registrar as transações econômicas, mas exatamente como eles fizeram isso, antes da escrita ser inventada, é desconhecido. Os exemplares a foram escavados a partir do site de Choga Mish, no oeste do Irã, na década de 1960 e estão agora na Universidade do Instituto Oriental de Chicago. Eles datam de cerca de 5500 anos, cerca de dois séculos antes da invenção da escrita. O exterior de cada esfera contém um selo  ”equatorial” correndo pelo meio e, muitas vezes, duas focas polares correndo acima e abaixo.


Pistas valiosas

Os selos do exterior podem fornecer pistas valiosas sobre a forma como as bolas foram usadas em tempos pré-históricos. Christopher Woods, um professor da Universidade do Instituto Oriental de Chicago, afirma que os selos “polares” tendem a se repetir com mais freqüência e conter motivos geométricos simples. Os vedantes no meio, por outro lado, tendem a ser único e contêm motivos mitológicos mais elaborados. Ele disse que o selo no meio representava o “comprador” e as focas polares “vendedor” ou distribuidor e, talvez, terceiros que estavam envolvidos na operação ou servido como testemunha. Depois de uma operação importante ser completa, ele sugere que as bolas de argila foram criadas como um recibo para o vendedor, para que pudessem acompanhar o que foi gasto.


Como sabemos

A razão pela qual os estudiosos sabem que essas bolas de argila foram utilizadas para transações econômicas é porque este exemplo, escavado no local de Nuzi na Mesopotâmia, remonta a cerca de 3.300 anos atrás, muito tempo depois que a escrita foi inventada. Ela continha 49 pedras e um contrato cuneiforme. Como essas bolas teria comunicado a informação como esta antes da invenção da escrita é um mistério .


Uma espiada dentro

Vários exames de alta resolução foram feitas de cada uma das esferas. Estas imagens foram então transformadas em modelos 3D desmontável em Visão Kinetic em Cincinnati.

As tomografias e modelagem 3D permitiram vistas incrivelmente detalhadas das bolas de barro, e os seus conteúdos, a ser criados, permitindo que os pesquisadores pudessem  analisá-las camada por camada. Christopher Woods disse que eles podem obter mais informações usando estas técnicas não destrutivas do que poderiam ao romper as bolas.
Mesmo o exterior das bolas, que já eram visíveis, pode ser analisada em mais pormenor.

Os cientistas foram capazes de ver a forma e as marcações de fichas, dentro das bolas, em grande detalhe. Depois de digitalizar mais de 20 bolas de argila os cientistas puderam identificar 14 formas geométricas, incluindo esferas, pirâmides, ovóides, lentes e cones, dentro deles.

Christopher disse que, ao invés de palavras inteiras, estas fichas teriam transmitido números ligados a uma variedade de sistemas de metrologia utilizados na contagem de diferentes tipos de matérias-primas. Uma esfera, por exemplo, pode significar uma certa unidade (isto é, 10), que foi usada durante a contagem de um certo tipo de mercadorias.

As informações obtidas a equipe pode tornar possível, no tempo, para quebrar o código pré-histórico. Woods, aponta que sabemos como os números e as unidades métricas foram retratadas 200 anos mais tarde, quando a escrita foi inventada. Se as pessoas em tempos pré-históricos representaram estes números e unidades de uma forma similar, usando as diferentes formas de os tokens, que pode ser possível ganhar alguma compreensão de como eles estavam tentando se comunicar. 

As informações altamente detalhadas sobre as diferentes camadas da bola permitirá aos cientistas a oportunidade de explicar como eles foram colocados juntos. Esta foto mostra Brian Zimerle, preparador e ceramista do Instituto Oriental, criando uma bola de argila moderna com fichas.


E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Nenhum comentário: