Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

1 de novembro de 2013

Chamar alguém de danado é condenar essa pessoa ao inferno?

Eu acho bem interessante como algumas pessoas saem compartilhando qualquer coisa nas redes sociais. Nessa semana me deparei com a publicação de uma imagem no Facebook que dizia que chamar alguém de “danado” é amaldiçoar a pessoa, por que danado significa “condenado ao inferno”.

A imagem também solicitava que se consultasse um dicionário para confirmar a questão. Pois bem, como aqui não somos adeptos da superficialidade, resolvemos consultar um dicionário e verificar se realmente não podemos chamar alguém de danado sob a acusação de estar amaldiçoando essa pessoa.

É interessante observar que a palavra “danado” tem pelo menos 10 significados diferentes de acordo com o famoso dicionário online Priberam. Vejamos:

1) – [Religião] – Que ou quem foi condenado ao inferno (ex.: almas danadas; as penas dos danados) = Maldito;

Se fossemos rasos como a pessoa que fez a montagem da imagem, pararíamos por aqui. Mas observe os demais significados:

2) – [Informal] – Que ou o que sofre de raiva (ex.: cães danados; curador dos danados). = hidrófobo, raivoso

3) – Que ou o que tem má índole. = maldito, malévolo, mau, ruim.

4) –  Que ou quem faz travessuras

Creio que 100% das crianças se encaixam nesse significado rsrsr…

5) – [Informal] – Que ou o que é esperto, hábil. = malandro

6) – [Brasil, Informal] – Que ou o que é corajoso, destemido. = valentão

7) – [Informal] – Que sente irritação, indignação (ex.: fiquei tão danada que fui falar com o gerente). = chateado, fulo, furioso, irritado, lixado, zangado


8) – [Informal] – Que foi danificado, estragado.

9) – [Informal] – Que é muito grande (ex.: o jantar deu uma trabalheira danada). = enorme, imenso.

10) – Que tem grande disposição para ou muita vontade de (ex.: agora fiquei danado por um suco gelado; ele é danado para a vigarice).


Assim, com um breve consulta a um dicionário que é acessível a qualquer pessoa, derrubamos a tese de que o uso da palavra danado está restrito a apenas um significado, que é o de “condenado ao inferno”.

Por isso, você pode usar com tranquilidade essa palavra dentro de seus diversos significados, que não estará amaldiçoando ninguém e nem condenando ninguém ao inferno.

É sempre bom checarmos as informações antes de compartilharmos com outras pessoas, pois acabamos ajudando que uma mentira seja considerada como se fosse uma verdade. Como alguém já disse: “Uma mentira repetida muitas vezes acaba sendo encarada como verdade pelas pessoas”.



E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Nenhum comentário: