Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

1 de novembro de 2012

O “sempre sinistro” Calendário Maia



Existe muito alarido sobre as supostas profecias do Calendário Maia. Mais pessoas as temem, talvez, do que temeram as catástrofes previstas do ano 2000. Toda a preocupação está baseada na descoberta de que o calendário maia de “Conta Longa” (alguns o chamam também de “Conta Larga”) termina em uma data que corresponde ao nosso 21 de Dezembro de 2012. O que isto significa?  O fim do mundo por algum cataclisma global ou guerra? O início de uma nova era, uma nova Era para a humanidade? Profecias do tipo possuem uma longa tradição de não acontecerem. Mas a única maneira de sabermos com certeza é esperar e ver. Mas, de qualquer forma, em 2012 você pode pensar em fazer as suas compras de Natal antes…
(Observação minha: a questão a respeito do calendário maia é um pouquinho mais profunda do que a forma como foi exposta pelo ListVerse. O problema não tem a ver com o suposto “fim” do calendário. Muito pelo contrário, o calendário não termina em 2012.

No Youtube foi postado um excelente documentário do History Channel, a respeito da controversa profecia Maia, que diz que “o mundo acabará em 21 de dezembro de 2012″ (em alguns documentários o dia é 22, em outros ainda, 23). Levando em conta que o calendário maia é muito mais preciso que o atual(sim, pasme, a diferença do nosso para o deles é de 4 segundos), e que os maias não erravam nem um mísero eclipse (até hoje os estudiosos quebram a cabeça para tentar descobrir como eles poderiam ter tanto conhecimento do Universo… conhecimento esse que se equipara ou até supera o nosso conhecimento astronômico atual!) a tal profecia Maia realmente dá o que pensar.
Primeiro, antes de se apavorar com a profecia, é preciso entender como esse povo compreendia o tempo. Para eles, o tempo era cíclico, ou seja, se dava em ciclos (como os da natureza, de nascimento, crescimento e morte), ao contrário da visão ocidental, que vê o tempo de maneira linear, (como uma linha mesmo) que começou em algum ponto do passado e que segue em frente, indefinidamente. É preciso também lembrar da influência de uma figura  lendária, o deus Kukulcan (a “Serpente Emplumada”), que era um deus, digamos, muito estranho para ser maia. Eu digo estranho porque era um deus branco, de barbas e cabelos claros e olhos muito azuis. Possuía um crânio bem alongado, o que inspirou a prática, entre os maias, de tentar alongar o crânio das crianças, numa tentativa de imitação. Segundo as lendas e mitos maias, esse deus um belo dia apareceu (aparentemente vindo do oceano), e ensinou muitas coisas a eles. Mas voltando à profecia, de acordo com o que diz, já estamos vivendo o início deste “fim”. As interpretações são muitas, desde as mais catastróficas até as que dizem que o que realmente irá ocorrer são mudanças culturais, ideológicas e espirituais profundas. O fim previsto por eles é de um ciclo, e o calendário maia continua por muitos anos após 2012. Então… Quem viver, verá…



E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

Nenhum comentário: