Em muitos contos e mitos da África Ocidental, é apresentado um personagem único. Anansi, a aranha. De acordo com BIERLEIN (2003), estas histórias em particular vieram dos ashanti de Gana, e chegaram até a América onde sobreviveram como as histórias de “Annancy”, estas histórias morais, são lições sobre arrogância. Enquadram-se nos mitos morais, onde uma base mítica legitima um sistema de ética absoluta e inquestionável.
Nas histórias de Anaci, ele é apresentado como um dos escolhidos de Deus, que vivia em uma forma humana antes de se transformar em uma aranha. Sua esperteza era lendária, e Deus sempre achava graça no astuto Ananci, como relata BIERLEIN (2003). Ananci, com sua sagacidade conseguiu 100 escravos para Deus com um sabugo de milho, em uma série de artimanhas que o tornaram terrivelmente convencido, e seu convencimento só aumentou quando Deus o desafiou a colocar em um saco o que ele estivesse pensando, e com a ajuda dos pássaros ele voou até o céu, se escondeu próximo a casa de Deus, as pessoas que viram voar acabaram que era um novo pássaro e comentaram a todo instante sobre a criatura ,e Deus foi verificar o ser que surgiu sem que ele tivesse criado,quando Deus saiu, os servos da casa de Deus comentaram que Deus havia dado a Ananci uma tarefa impossível!Pois não tinha como ele saber que Deus queria em um saco, o sol e a lua.
O esperto Ananci pediu ajuda a Píton, a criatura mais sábia da terra, que indicou o horário que o sol estaria descansando no Oeste e a Lua no Leste, e lá ele poderia capturá-los. Ananci capturou o sol e a lua e entregou-os a Deus que maravilhado com a engenhosidade de Ananci, o nomeou seu capitão na terra. Mas com isso, afirma BIERLEIN (2003), Ananci tornou-se ainda mais arrogante. E Deus ficou irritado da forma que Ananci espalhava pelos quatro ventos a forma que ele o enganou quando conseguiu capturar o sol e a lua que pensava em remover a proteção que ele dava a Ananci.
Ananci morava em uma aldeia, onde também morava o camaleão. BIERLEIN (2003) afirma que Ananci era rico e o Camaleão era pobre e trabalhava duro para sobreviver. Certo dia, uma chuva frutificou as terras do camaleão, e nenhuma chuva caiu nas terras de Ananci, que resolveu ficar com as terras do camaleão. Primeiro Ananci tentou comprá-las, mas o camaleão se recusou a vendê-las, pois era apegado a terra, então, audaciosamente, Ananmci invadiu os campos do camaleão e colheu as suas safras.O camaleão ficou irado com aquilo e espantou Ananci para longe.Anansi não desistiu e quis as terras do camaleão utilizando a esperteza, então, levou o camaleão até o chefe da aldeia para disputar as terras.
Anansi tinha um plano, pois sabia que quando um camaleão anda, ele não deixa trilhas, e é impossível de saber se o camaleão realmente esteve ali. O chefe pediu provas ao camaleão de que aquelas terras eram suas, mas o camaleão não tinha provas, enquanto Ananci mostrou suas pegadas nos campos frutificados do camaleão, assim o chefe deu a Anansi a posse das terras. Deus não ficou satisfeito com aquilo e mostrou sua justiça: O camaleão cavou um fundo buraco, mas que ao lado de fora não podia ser percebido, depois o camaleão fez um manto de moscas e vinhas. Quando o sol batia nas moscas, estas brilhavam de diversas cores, mas ainda são moscas. O camaleão foi para a estrada vestindo o manto e encontrou Anansi.
Anansi ao ver o camaleão disse: “Olá amigo, espero que não tenha desavenças entre nós!”, mas ficou maravilhado com o manto do camaleão, e quis comprá-lo. O camaleão disse que se enchece de comida o pequeno buraco que fez, poderia ficar com o manto. Esbravejando que encheria o pequeno buraco duas vezes foi até lá, o camaleão chamou o chefe para ser o juiz daquela aposta, Anansi deu ao chefe o manto, que admirou profundamente.
Anansi trabalhou noite e dia, mas não conseguia encher o buraco, pois o camaleão havia cavado de forma a fazer uma verdadeira caverna subterrânea. Anansi viu que o camaleõa o havia enganado. E o chefe enquanto isso desfrutava de seu manto, certo dia, as vinhas se romperam e as moscas zuniram para todos os lados. O chefe ficou furioso com Anansi, e de tanta raiva pediu para que Anansi devolçvesse as terras do camaleão e ainda desse as suas!O camaleão tornou-se o mais rico da aldeia.
E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com
Referência Bibliográfica:
BIERLEIN J.F. Mitos paralelos/J.F. Bierlein, tradução Pedro Ribeiro, Rio de Janeiro: Ediouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário