Os Illuminati históricos tiveram variadas influências na cultura popular, muitas delas de forma satírica, humorística ou simplesmente de pura ficção. São um tema recorrente na cultura popular. As referências a essa organização aparecem em muitas obras de ficção em muitos gêneros, aparecendo na imprensa, em filmes, na televisão, em jogos de vídeo-game, em série de quadrinhos, bem como em cartões comerciais e jogos de RPG. Alguns exemplos de obras:
- Illuminatus! de Robert Shea e Robert Anton Wilson é uma trilogia de ficção científica publicada na década de 1970, que é considerada um clássico cult pela comunidade hacker.
- Dois jogos de Steve Jackson Games são baseados no mito: Illuminati e sua versão como jogo de cartões Illuminati: New World Order.
- O livro de Umberto Eco, O Pêndulo de Foucault é uma novela labiríntica sobre todo tipo de sociedades secretas, incluindo os Illuminati e os Rosacruzes.
- Deus Ex, um vídeogame considerado revolucionário na época de seu lançamento, apresenta os Illuminati como a facção que invisivelmente deteve poder sobre a humanidade até o início do século XXI (o jogo se passa na década de 2050). Sua sequência, Deus Ex: Invisible War, apresenta os Illuminati num papel mais ativo, tendo ganho o poder novamente após o colapso mundial que é um dos três finais possíveis no primeiro jogo.
- O livro de Dan Brown, Anjos e Demônios (título em inglês: Angels and Demons, título em alemão: Illuminati, em holandês: Het Bernini Mysterie), é sobre uma ordem dos Illuminati que planeja um golpe contra a Igreja Católica Romana. O livro cita o movimento dos Illuminati como tendo sido fundado por Galileu Galilei e outros, como uma reação do Iluminismo contra suposta perseguição da Igreja Católica.
- Os Illuminati foram apresentados em alguns episódios da série animada Gárgulas (Gargoyles, no original) dos Estúdios Walt Disney, nos quais desempenham um papel secundário.
- O Principia Discordia, o infame livro sagrado do discordianismo, inclui os Illuminati como uma das forças Greyface que se opõem aos discordianos.
- O filme de Simon West, Lara Croft: Tomb Raider, de 2001, apresenta um grupo de maus elementos da alta sociedade que se intitulam Illuminati e que desenvolveram um plano para governar o mundo. Eles e o pai de Lara Croft afirmam que os Illuminati existiram por milénios com essa finalidade. O filme mostra o Olho que tudo vê como um objeto capaz de dar a quem o possuisse controlar o tempo.
- A trama de Street Fighter III gira em torno de uma organização que se auto-intitula Illuminati e que pretende criar uma nova utopia.
- Nos quadrinhos da DC Comics, o vilão Vandal Savage é dito ser o fundador dos Illuminati.
- Nos quadrinhos da Marvel, os principais líderes de grupos de heróis (Homem de Ferro, Professor X, Doutor Estranho, Namor, Reed Richards e Raio Negro formam um grupo secreto chamado Illuminati, destinado a controlar o destino dos superseres.
- A banda alemã de Heavy Metal "Gamma Ray" lança em 2001 o álbum No World Order com referências explícitas à Ordem dos Illuminati.
- A banda de Heavy Metal americana Agent Steel lança o álbum "Order of the Iluminatti".
- O novo livro de Dan Brown, O Símbolo Perdido (The Last Symbol), se passa de acordo com os maçons e illuminati e "o grande segredo".
- Em Resident Evil 4, o protagonista Leon S. Kennedy enfrenta uma seita secreta chamada "Los Illuminados" que querem infectar toda a população mundial e dominar o mundo.
- No filme "A Lenda do Tesouro Perdido" com Nicolas Cage, fala sobre uma caçada moderna ao tesouro. Benjamin Franklin Gates passou a vida inteira em busca do tesouro dos Cavaleiros Templários, conhecido por ser um dos mais valiosos tesouros da história. Por seis gerações sua família estava a procura do tesouro. Nesse filme também são citados os Iluminati.
Nenhum comentário:
Postar um comentário