Sejam Bem Vindos ! ! !

Podem se aproximar, adentrar e conversar. Bem aventurado seja, meu bom amigo. Sente-se conosco, pegue uma caneca e ouça as tantas outras que aqui temos. Esse é o nosso local e agora será dividido com vc. Sinta-se em casa, aqui nada temerás, apenas fique alerta aos olhares alheios, nunca sabemos quando uma boa aventura está surgindo e nada melhor do que envolver-se nela e participar para ganhar grandes recompensas. Brindemos a nossa vitória e a amizade!

Entrem e sintam-se em casa.


Siga-nos nas redes sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13006714149878626696

curta a nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/bloganjosdanoite?ref=hl

E-mail / msn: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

11 de novembro de 2011

Mitos e Lendas Egipcias


Muito antes de as pessoas saberem ler ou escrever, as histórias eram transmitidas oralmente. De cada vez que eram contadas, mudavam um pouco, acrescentando-se uma nova personagem aqui e uma mudança na trama acolá. Os mitos e as lendas nasceram dessas histórias em constante mutação.


O que é um Mito?


Um mito é uma história tradicional que não se baseia em algo que realmente aconteceu e, normalmente, fala de seres sobrenaturais. Os mitos são inventados, mas ajudam a explicar os costumes locais ou os fenômenos naturais.


O que é uma Lenda?


A lenda assemelha-se muito ao mito. A diferença está no fato de a lenda poder basear-se num acontecimento real ou numa pessoa que realmente existiu. O que não significa que a história não tenha mudado ao longo dos anos.


Antigo Egito

O Egito era originariamente constituído por dois países. Há cerca de 5OOO anos, por volta de 3000 a. C., esses países tornaram-se um só. Nos 3000 anos seguintes, o Egito foi um dos países mais ricos e mais poderosos do mundo.
O olho wedjat simbolizava o olho dos deuses Rã e Hórus. Segundo o mito, o olho de Hórus foi arrancado, mas, como por milagre, voltou a crescer. O olho wedjat era tido como um amuleto da sorte.


O Vale do Nilo


A maior parte do Egito era conhecida como Terra Vermelha. Era o deserto quente e seco, e poucas pessoas o habitavam. Quase todos os egípcios viviam na Terra Negra, no vale do rio Nilo, Sempre que o rio transbordava, a terra ficava mais fértil e mais escura, razão pela qual recebeu esta denominação.


Pirâmides e Faraós


O Egito é famoso pelas suas pirâmides, que ainda se mantêm de pé nos nossos dias. Eram os túmulos dos antigos governantes, às vezes chamados faraós. As pessoas acreditavam na qualidade divina dos faraós. Os últimos foram sepultados nas colinas rochosas ou em túmulos subterrâneos num local chamado vale dos Reis.


A Escrita Antiga


Os antigos Egípcios cobriam os seus monumentos de hieróglifos, uma linguagem escrita formada por letras e símbolos. Muitas vezes, estas letras eram esculpidas na pedra, e ainda hoje podem ser vistas. Muitas histórias eram escritas em papiro - uma espécie de papel feito de juncos entrelaçados. Chegou até nós um número surpreendente de papiros.


Decifrar o Código


Só na década de 2O do século passado é que os peritos conseguiram decifrar os hieróglifos egípcios. Antes dessa altura, os historiadores baseavam-se nos registros escritos de outras línguas, tal como o grego antigo. Os antigos Gregos tinham registros muito precisos das crenças dos antigos Egípcios.
As zonas habitadas pelos antigos Egípcios localizavam-se na Terra Negra, nos vales férteis do rio Nilo. Este encontrava-se rodeado por desertos a Terra Vermelha.


Uma lenda moderna


Os mitos e as lendas deste livro são todas do Antigo Egito. Existe uma outra lenda egípcia famosa, mas moderna - a maldição de Tutankámon. O túmulo de Tutankamon, um jovem rei do Antigo Egito, foi descoberto no vale dos Reis em 1922. A busca foi financiada por um homem chamado Lord Carnarvon. Começou a correr o boato de que o túmulo estava amaldiçoado. Segundo esta lenda moderna, todas as luzes se apagaram no Cairo no momento em que Lord Carnarvon morreu e, em Inglaterra, o seu cão morreu também.


Divindades do Antigo Egito


Os mitos e as lendas dos antigos Egípcios foram criados a partir de muitos credos diferentes. Cada aldeia e cidade adoravam os seus próprios deuses e deusas. A popularidade de alguns espalhou-se, e mais tarde as histórias desses deuses fundiram-se para formar aquilo que conhecemos como mitologia do Antigo Egito.



Muitos Deuses, a mesma função


Uma das conseqüências do fato de os antigos Egípcios adorarem muitos deuses é que muitos destes tinham os mesmos deveres. Por exemplo, havia muitos deuses do Sol. Cada deus era adorado por um grupo diferente de pessoas e nenhuma dessas pessoas acreditava em todos os deuses. Mais tarde, Rá tomou-se conhecido como deus do Sol e todos os demais deuses do Sol foram considerados meras manifestações de Rá. os diferentes deuses fundiram-se num Só.


Em Marcha


o comércio deve ter desempenhado um papel importante na divulgação dos mitos e das lendas. Dado que as pessoas das diferentes partes do Egito viajavam pela Terra Negra a vender coisas, provavelmente partilhavam as suas histórias e as suas crenças. As pessoas começaram a ouvir falar de diferentes deuses, deusas, mitos e lendas e assimilaram-nos.


A Criação

Até uma coisa tão importante como a criação da Terra e do povo que a habitava era contada em muitas versões diferentes. Uma das primeiras, originária da cidade de Heliópolis, dizia que Áton era o criador. Mais tarde, quando Rá se tornou o rei mais poderoso de todos os deuses egípcios, ele próprio se tornou o criador e - nessa forma era conhecido como Rá-Áton.


Nomes Mais Conhecidos


No Antigo Egito eram adorados centenas de deuses e deusas. Segue-se uma lista dos mais importantes.


RÁ - O deus do Sol. Aparecia sob multas formas. Muitas vezes representado corri cabeça de falcão. Tornou-se o deus mais importante. Os deuses com que ele se fundiu viam acrescentada ao seu nome a palavra Rã (por exemplo Rá-Áton e Ámon-Rá).

ÁTON - (mais tarde RÁ-ÁTON) "O Tudo". O deus criador. Pai de Sliu e Tefinit. SHU Pai de Nut, a deusa do céu. Era seu dever mantê-la acima de Geb, a Terra, para que os dois nunca se juntassem.

TEI`NUT - Irmã e mulher de Sliu. Uma deusa da Lua. Mãe de Nut e Geb.

NUT - A deusa do céu, sustentada pelo pai, Sliu. Mulher de Geb. Mãe de Osíris, Ísis, Seth e Néftis.

GEB - A própria Terra. Todas as plantas e árvores cresciam nas suas costas. Marido de Nut. Pai de Osíris, Ísis, Seth e Néftis.

OSÍRIS - Senhor dos mortos. Irmão e marido de Ísis. Pai de Hórus. Representado multas vezes com um corpo mumificado, envolto em ligaduras.

ÍSIS - Deusa da fertilidade. Senhora da magia. Irmã e mulher de Osíris. Mãe de Hórus. Tornou-se a mais poderosa de todas as deusas e deuses.

SETH - Deus do caos e da confusão. Filho mau de Geb e Nut. Lutou contra Hórus para governar o Egito.

HÓRUS - Filho de Ísis e Osíris. Tinha cabeça de falcão e corpo de humano. Lutou contra Seth para governar o Egito.

ANÚBIS - Deus dos mortos, com cabeça de chacal. Assistente de Osíris.

ÁMON - (mais tarde ÁMON-RÁ) Rei dos deuses na mitologia posterior, mais tarde considerado outra manifestação de Rá.

BASTET - A deusa-mãe representada por vezes como uma gata. Filha de Rã, irmã de Hátor e Seklimet.

HÁTOR - Adorada como vaca. Por vezes, tomava a forma de uma leoa enfurecida. Filha de Rã, irmã de Bastet e Sekhmet.

SEKl-IMET - Filha de Rá, com cabeça de leoa, irmã de Bastet e Hátor.





E-mail: apocalipsedosanjos@hotmail.com

Twitter: @Noitedoanjo

Nenhum comentário: