"Borboritas" é também um nome inválido para a família Sphaeroceridae de moscas.
De acordo com o Panarion de Epifânio de Salamis (cap. 26) e de Haereticarum Fabularum Compendium Teodoreto, os Borboritas ou Borborianos (também Codianos ou Koddians; noEgito, Fibionitas; em outros países, Barbeliotas, Barbelitas, Secundianos, Socratitas) era uma seita gnóstica libertina que, acredita-se, é descendente dos nicolaítas. A palavra "Borborita" vem do grego Βορβορος, que significa "lama". Por isso, pode ser entendida também como "Os Imundos".
Doutrina
Eles possuíam alguns livros sagrados. Um deles é o apócrifo 'O Pensamento de Norea' (a lendária esposa de Noé), o Evangelho de Eva, Livros de Seth e o Apocalipse de Adão. Além disso, eles utilizavam tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, embora não acreditassem que o Deus (Sabaoth) do Antigo Testamento fosse a divindade suprema.
Ensinavam que existiam oito céus (veja Sete céus, cada um dominado por um Arconte. No sétimo reinava Sabaoth, criador do céu e da terra, o Deus do judeus, represetado para alguns Borboritas na forma de um asno ou um porco. No oitavo céu reinava Barbēlō, a mãe de todos os viventes; o Pai de Tudo, o supremo Deus; e Cristo. Eles negavam que Cristo teria nascido de Maria ou tenha tido um corpo real (vide Docetismo); e também a ressurreição do corpo.
Após a morte, a alma humana vaga pelos Sete Céus até que obtém descanso com Barbēlō. O Homem possui uma alma em comum com plantas e animais. De acordo com Santo Agostinho, eles ensinavam que a alma era derivada (emanada) da substância de Deus e, portanto, não poderia ser poluída pelo contato com a matéria.
Sacramentalismo Sexual
Epifânio de Salamis conta que os Borboritas foram inspirados pelo Setianismo e tinham como uma característica particular nos seus rituais elementos de sacramentalismo sexual, incluíndo esfregar de mãos em líquidos corporais ( sangue menstrual e sêmen), e o consumo deles como uma variante à Eucaristia. Eles também eram acusados de extrair fetos de mulheres grávidas para consumi-los, particularmente se a mulher acidentalmente engravidou em relações sexuais relacionadas aos seus rituais.
Epifânio de Salamis alega algum conhecimento de primeira mão da seita e ter fugido de algumas mulheres gnósticas, que o repreenderam assim:
“ | Nós não fomos capazes de salvar este jovem. Ao invés disso, o abandonamos às garras do regente! | ” |
Epifânio de Salamis depois reporta o grupo aos bispos, resultando na expulsão de cerca de 80 pessoas da cidade de Alexandria.
Como todas estas histórias sobre os Borboritas vêm de seus oponentes, não é possível saber se elas são verdadeiras ou exageradas. Stephen Gero acredita que são plausíveis e se conectam com mitos gnósticos anteriores.
É improvável que eles tenham nomeado a si próprios Borboritas, ainda que isso, seus nomes alternativos e a descrição de suas crenças revelam uma conexão com Barbēlō. Algumas escrituras gnósticas foram chamadas de "Barbeloítas" por causa de sua aparição nelas, como o Apócrifo de João e a Protenóia trimórfica. Este último parece ter passado por uma revisão Setiana. Embora similares, textos totalmente Setianos têm sua própria perspectiva particular - talvez sugerindo que alguns Setianos foram inspirados por escritos Barbeloítas. Estes tratados não mencionam nenhum ritual sexual, mas também nenhum código moral. Protenóia trimórfica descreve o divino como um ser sexual, mas sendo um tratado fortementeesotérico, deixa muito para a imaginação. Se os "Barbelo-gnósticos" fossem libertinos e estes são os seus escritos, então o relato hostil de Epifânio deve ser comparado com os elegantes escritos espirituais que eles produziram.
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