Religião de mistério ou mistérios é uma forma de religião com arcanos, ou
um corpo de conhecimento secreto. Nela, há um conjunto central de crenças e práticas
de natureza religiosa que são reveladas apenas aos iniciados em seus segredos.
As religiões de mistérios era comuns na Antiguidade, sendo exemplos
delas os mistérios de Elêusis, o orfismo, o pitagorismo, o culto àÍsis, o culto a Mitra e os gnósticos. Nos tempos
modernos, algumas das religiões de mistérios praticadas são o Cristianismo Esotérico, oRosacrucianismo e a religião
dos druzos.
Elementos
comuns às religiões de mistérios
Os Mistérios eram, em todos os países nos quais eram praticados, uma
série de representações dramáticas, onde a cosmogonia e a natureza oculta eram
personificadas por sacerdotes e neófitos, desempenhando o
papel de diferentes deuses e deusas, repetindo alegorias(cenas) de passagens
de suas vidas. As encenações eram posteriormente explicadas aos candidatos em
seu sentido oculto e incorporadas às doutrinas filosóficas e a vida cotidiana.
Os iniciados recorriam a um conjunto de práticas como o jejum, a
flagelação, o sacrifício de animais (como o touro ou os porcos) ou o rapar da
cabeça.
O sacerdócio que estava ligado aos Mistérios não tinha uma estrutura
rígida, sendo na sua maioria constituído por mulheres.
Um dos mistérios mais importantes da Grécia
Antiga eram os Mistérios de Elêusis. A origem deste
culto é desconhecida, tendo sido proposta uma proveniência egípcia, cretense, tessálica ou trácia.
Segundo o mito, que se conhece através do "Hino a Démeter"
atribuído a Homero, Hades, divindade do mundo
subterrâneo, desejava ter uma esposa, tendo raptando uma jovem chamada Perséfone. A sua mãe, Démeter,
desesperada pelo desaparecimento da filha percorreu toda a terra à procura
dela. Démeter acabaria por se fixar em Elêusis, localidade situada na Ática, entre Atenas e Mégara, onde tomou a forma
de uma idosa. Nesta forma humana, a deusa travaria conhecimento com as filhas
de Celeu, chefe local, e com a mãe destas, Metaneira. Esta convidou-a ser ama
de um dos seus filhos, uma criança que estava doente. Démeter aceitou e graças
aos seus cuidados a criança melhorou. De acordo com o relato, a deusa realizava
no menino tratamentos místicos com ambrósia e fogo, que lhe
concederiam a imortalidade se não tivessem sido interrompidos por Metaneira.
Uma noite Metaneira espreitou a deusa durante a realização dos tratamentos e
gritou por ver fogo sobre o filho. Démeter decidiu então revelar a sua
identidade aos homens e exigiu a construção de um templo dedicado a si em
Elêusis, onde ensinaria aos homens os seus ritos.
Entretanto, Démeter tinha recusado realizar os seus deveres de deusa
agrícola e uma grande fome abateu-se sobre a terra. Hades foi obrigado a soltar
Perséfone, mas uma vez que esta tinha consumido uma semente de romã não poderia
voltar completamente a viver na terra junto da mãe. Uma solução de compromisso
seria alcançada: Perséfone passaria um terço do ano com Hades e o resto com a
sua mãe. Satisfeita, Démeter permitiu que a terra voltasse a produzir o trigo.
As celebrações decorriam todos os anos em Setembro, sendo antecedidas
pelo envio de mensageiros especiais a todas as cidades que proclamavam uma
trégua sagrada de quarenta e cinco dias e solicitavam o envio de delegações
oficiais. Começavam na Ágora de Atenas, onde
se reúnia o povo que desejava participar. No Pórtico das Pinturas, o arconte
rei realizava uma declaração na qual afirmava que só poderiam prosseguir até
Elêusis aqueles que tivessem fala intelegível e as mãos limpas. Depois de
tomarem um banho ritual no mar e sacrificarem porcos, os peregrinos deixavam
Atenas e caminho de Elêusis percorrendo a Estrada Sagrada.
Em Elêusis, depois de um dia de descanso e de purificações, decorriam as
cerimónias no interior de um recinto denominado telestérion. Não se sabe o que
acontecia dentro do telésterion, devido ao secretismo a que os
participantes estavam obrigados. Pode-se contudo afirmar que havia coisas
feitas, coisas mostradas e coisas ditas.
O
culto dionisíaco
O culto de Dioniso datava da época
micénica, sendo talvez originário da Trácia. Dioniso era entre
os Gregos uma divindade associada à fecundidade e ao vinho.
O seu culto não tinha um santuário fixo, sendo praticado onde quer que
existisse um grupo de adoradores do deus. Esses adoradores eram na sua maioria
mulheres, sendo designadadas como Ménades ou Bacantes.
Durante o Inverno as Bacantes,
descalçadas e vestidas com roupas leves, com peles de gamos sobre os ombros,
subiam às montanhas cobertas de neve para se entregarem a danças agitadas.
Estas danças frenéticas forneciam aos adeptos um sentimento de liberdade e
força, sendo atribuído às Bacantes actos impressionantes, como desenraizar
árvores. Levavam consigo um bastão - denominado tirso - envolto com
heras e encimado por uma pinha. As mulheres caçavam
também animais que consumiam crus (omofagia), acreditando que com este acto
adquiriam a vitalidade do deus. Este parece ter sido o ponto principal do
culto, embora também se especule que a promessa da imortalidade figurasse
igualmente nele.
Os Gregos consideraram este culto nocivo e muitos governantes das
cidades-estado tentaram bani-lo.
Etimologia
A palavra Mistérios deriva do grego "muô", o ato de fechar a
boca. Cada símbolo a eles relacionados tinham significados ocultos, uma vez que
Platão e vários outros sábios filósofos da Antiguidade
consideravam-nos altamente religiosos, morais e benéficos.
E-mai: apocalipsedosanjos@hotmail.com
Twitter:@Noitedoanjo
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